Wednesday, August 19, 2015

“Sobre Amigos, Amor e Vinho” (Barbecue)




O cinquentão Antoine Chevalier (Lambert Wilson) gosta de se comportar como um garotinho. Apesar de casado, sai com garotas de 25 anos de idade, e mesmo precisando de óculos, se recusa a usá-los, para não parecer velho. Também cuida da dieta alimentar e gosta de correr, para manter o físico. Mas mesmo com todos os cuidados, acaba sofrendo um infarto. Por isso, terá de mudar seus hábitos em “Sobre Amigos, Amor e Vinho” (Barbecue), direção de Eric Lavaine.

O filme não foca apenas em Antoine, mas também em seu grupo de amigos. Entre eles o casal separado Baptiste (Franck Dubosc) e Olivia (Florence Foresti). Ela é fã do clube de futebol Lyon e entende mais de futebol do que os homens da turma, além de provocar o ex, que enciumado, não consegue esquecê-la e acha que ela deve ter um novo namorado. Tem ainda o empresário falido Laurent (Lionel Abelanski). E a própria esposa de Antoine, Veronique (Sophie Duez), que não desconfia das traições do marido, mas mesmo assim mostra-se descontente com o relacionamento.

“Sobre Amigos, Amor e Vinhos” também é um convite a boa gastronomia francesa. Os personagens passam o filme fazendo refeições deliciosas e tomando vinho. Em uma cena, eles falam sobre o Romanée-Conti e seu custo de mais de 100 euros por uma garrafa. Mas não é só disso que fala o filme, que em certo momento pega pesado, quando Antoine destila toda a sua raiva contra os amigos, falando sobre suas mediocridades. Quem nunca teve a vontade de fazer isso?

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: