Saturday, September 22, 2012

"Poder Paranormal"

O diretor espanhol Rodrigo Cortés havia acertado a mão no claustrofóbico "Enterrado Vivo", com Ryan Reynolds. Em sua segunda incursão hollywoodiana na área de terror, ele escorregou no fraco "Poder Paranormal". O filme trata sobre a tentativa de dois professores universitários, Margareth (Sigourney Weaver, de Alien, o Oitavo Passageiro) e Tom (Cillian Murphy, de A Origem e O Preço do Amanhã), de desmascararem pessoas que se passam por paranormais, tirando proveito dos desavisados.

Isso é um modo de vida para os dois, mas Tom é obcecado pelo médium cego Simon Silver (Robert de Niro), que ele culpa pela morte de sua mãe. Ela tinha câncer, porém o médium diagnosticou apenas uma gastrite, com isso a mãe de Tom não procurou ajuda médica, acabando por morrer. O protagonista terá a oportunidade de tentar desmascarar Simon, quando este, milionário, sai de sua aposentadoria para uma série de apresentações e também para se submeter a testes na universidade onde Tom e Margareth trabalham.

"Poder Paranormal" não foi feito para provocar sustos. Tem cenas interessantes, como as que explicam como alguns golpes são aplicados nos incautos fiéis. A história é contada de forma vagarosa e detalhada, e tropeça ao mostrar os personagens de forma quase superficial. E em seu final, para explicar tudo o que se sucedeu nas suas duas horas anteriores, Cortés apelou para as pegadinhas ao estilo criado por M. Night Shiamalan em "Sexto Sentido", "Corpo Fechado" e "A Vila".

Cilliian Murphy segura bem o protagonismo do filme, tendo ao seu lado a ótima Sigourney Weaver, que infelizmente sai de cena rapidamente. Porém Robert de Niro mostra mais uma vez ser um ator careteiro, parado no tempo. E pensar que um dia ousaram tentar fazer uma disputa para saber quem era melhor ator, se de Niro ou Al Pacino. Al Pacino até hoje deve achar graça.

Cotação: regular
Chico Izidro

No comments: