Friday, September 28, 2012

"Os Infiéis"

Em sete contos curtos, Jean Dujardin, Gilles Lellouche e outros atores e diretores franceses em alta no momento mostram a vida atribulada daqueles homens que traem suas esposas em "Os Infiéis". O resultado acaba sendo irregular. Dujardin, ganhador do Oscar 2012 de melhor ator, e Lellouche vivem personagens diferentes nos esquetes, sempre embalados com muito humor, ironia e sacanagem.

Num dos contos, por exemplo, um cara casado e com uim filho pequeno, prefere curtir a noite parisiense ao lado do amigo solteiro, pegando todas as menininhas, enquanto a mulher fica em casa cuidando da criança. Em outra história, um homem vai a uma convenção de sua empresa em outra cidade. E com inveja de um colega paraplégico, que se dá bem com o sexo oposto, tenta de maneira infrutífera, também transar com alguém. E sua mulher, em casa, fica esperando sua ligação.

A melhor história, no entanto, é aquela onde dois casais conversam após um jantar, e um dos maridos confessa ao outro casal que trai a mulher - que neste momento está em outra parte da casa, lavando a louça. Na saída do encontro, o casal que ouviu a confissão conversa sobre o fato, e a mulher tenta saber se já foi traída pelo marido. Esse nega e ela insiste. Irritado, o cara inventa um caso para agradar o seu par, trazendo consequências traumáticas para a relação.

As histórias são curtas, não deixam o espectador entediado. O problema é a irregularidade entre elas. Uma, de um marido tentando arrumar a casa, apagando os traços da amante, enquanto que a mulher e as crianças sobem as escadas, é muito boba, que se mostra indispensável. Porém, Dujardin e Lellouche são ótimos atores e mostram versatilidade nos diversos papéis que interpretam.

Ah, a última história tira sarro total de dois homens que vão farrear em Las Vegas, e ficam deslumbrados com a riqueza da cidade da jogatina, que acabam ultrapassando os limites de sua amizade.

Cotação: regular
Chico Izidro

No comments: