Thursday, September 06, 2012

"O Legado Bourne"

A trilogia Bourne, com Matt Damon vivendo o espião desmemoriado foi sensacional. Agora a cinesérie volta com um novo protagoniosta, Jeremy Renner, de "Guerra ao Terror" e o sucessor de Tom Cruise em outra série cinematográfica, "Missão Impossível".
Renner é Aaron Cross, espião que está sendo testado em uma experiência da CIA em "O Legado Bourne", de Tony Gilroy, a mesma que aparentemente envolveu Jason Bourne. Fragmentos do passado de Cross surge, enquanto ele tenta descobrir o que se passa com ele e porque estão tentando matá-lo. E em sua fuga, Cross conta com a ajuda da cientista Marta (Rachel Weisz, de O Jardineiro Fiel).

Mas não espere muita compreensão e coerência da trama - que começa confusa, mostrando idas e vindas no tempo, muito papo furado e planos mirabolantes, dando um nó no espectador. Passado o estupor inicial, "O Legado Bourne" torna-se delicioso, mas nada original. Cross pega Marta pela mão e os dois saem fugindo por aí, matando todos que tentem eliminá-los.

As cenas de ação, muito bem filmadas e coreografadas, sucedem-se vertiginosamente. Uma delas ocorre pelos telhados de uma cidade asiática, onde Cross escala os prédios fugindo da polícia e de um assassino (remetendo exatamente ao terceiro filme, O Ultimato Bourne). Em outro espetacular momento, Cross e Marta participam de uma perseguição de moto, com as inevitáveis e assustadoras trombadas e derrapadas.
Jeremy Renner mostra-se talhado para pegar a coroa de Matt Damon e Cruise em filmes de ação. E tem um visual mais bruto, semelhante ao do inglês Daniel Craig, o atual 007 e por coincidência marido da bela Rachel Weisz. E apesar da química com ela em "O Legado Bourne", nada rola entre eles - aparentemente. E Edward Norton, como um agente da CIA, e também outro novato da série, é subaproveitado, passando o tempo todo em escritórios tramando algo.

"O Legado Bourne" é um ótimi filme de ação, pena que o diretor Tony Gilroy, querendo explicar muita coisa, acaba por explicar quase nada. Entenderam? Não tire os olhos da telona.

Cotação: regular
Chico Izidro

No comments: