Saturday, September 22, 2012

"Tropicália"


Nunca fui fã de Gil e Caetano Veloso, mas é impossível negar a importância dos dois baianos para a história da música, mesmo universalmente. E ambos foram os criadores de um dos maiores movimentos musicais do Brasil, a "Tropicália", que vira revelador documentário dirigido por Marcelo Machado.

Nele vemos pela primeira vez imagens da segunda metade dos anos 1960. E o documentário em quase sua totalidade é calcado nessas imagens raras, com a voz de seus protagonistas em off. Gil, Caetano, Tom Zé, entre outros, tentam explicar o que foi a Tropicália, que sucedeu a Bossa Nova junto à juventude brasileira. O movimento não restringia-se somente a música, agregando também elementos teatrais e da cultura pop do Brasil e do exterior. E a Tropicália chegou em momento crítico no país, onde a Ditadura Militar entrava em seus mais rigorosos anos. Onde a juventude tentava respirar um pouco de liberdade, tentava extravasar suas ideias e ideais, e eram fortemente reprimidos pela censuar imposta pelos milicos. Tanto que em determinado momento, o jeito foi sair do Brasil, seja forçado ou por decisão própria.

E é aí o ponto de partida em "Tropicália", com Gil e Caetano apresentando-se na televisão portuguesa, tentanto explicar o que era o movimento aos patrícios. O difícil é compreender os dois músicos, que se na música faziam letras geniais - um exemplo é Baby, interpretada por Gal, "Você precisa saber da margarina, da Carolina, da gasolina", parecendo ser uma rima fácil e boba, mas criticando a dura realidade brasileira -, na sua maneira de falar, são confusos e dispersos.

A Tropicália foi tão significativa por mesclar rock com música brasileira, trazer um som eletrificado, e unir astros da MPB, como Nara Leão, e revelar astros como Os Mutantes, dos irmãos Arnaldo e Sérgio Baptista e da então linda Rita Lee. O encerramento de "Tropicália" é tocante e nos faz querer remexer o baú, com Gil e Caetano, hoje em dia, já setentões, vendo trechos de um carnaval na Bahia em 1972, quando então eles voltavam ao país e davam o movimento como encerrado.

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: