Thursday, July 02, 2015

“Rainha e País”



Em 1987, John Boorman dirigiu o nostálgico e delicado “Esperança e Glória”, onde na figura de Bill Rohan, ele revivia os anos passados na Londres durante a II Guerra Mundial. E com um final apoteótico, onde as crianças comemoravam o cancelamento das aulas por causa de uma bomba que caiu sobre a escola. “Obrigado, Adolf”, agradecia um coleguinha de Bill.

Vinte e oito anos depois, Boorman volta ao personagem Bill Rohan, agora um jovem de 18 anos, que é convocado para prestar o serviço militar no auge da guerra da Coreia. Em “Rainha e País”, o diretor conta aqueles dias de quartel de Bill (Callum Turner) e seu melhor amigo, Percy (o ótimo Caleb Landry Jones). Após o treinamento, eles escapam de ser enviados para a frente da batalha, recebendo a incubência de dar aulas de datilografia aos recrutas. Porém a dupla sofre com os rigores da caserna, representados pelos rigorosos e cruéis Major Bradley (David Thewlis) e Digby (Bryan F. O’Byrne), que vem o exército como a razão de viver. Presos aos rigores do regulamento, Bill e Percy vivem o inferno na terra.

Ao mesmo tempo, a dupla começa a descobrir as delícias e também os sofrimentos do amor. Ainda mais que Bill se apaixona por uma mulher um pouco mais velha, Ophelia (Tamsin Egerton), deprimida e apaixonada por outro homem.

A história se passa à época da coroação de Elizabeth II ao trono britânico e é um belo retrato de uma época.

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: