Wednesday, July 22, 2015

“Pixels” (Pixels)



O nerd Sam Brenner (Adam Sandler) perde uma competição de fliperama em 1982. E isso destrói a sua vida. Trinta e poucos anos depois, ele é um simples instalador de equipamentos eletrônicos, quando se vê convocado pelo presidente americano Will Cooper (Kevin James), seu melhor amigo de infância. O objetivo: combater um ataque de alienígenas em “Pixels”, direção de Chris Columbus.

Extraterrestres interceptaram imagens de jogos de videogames e acharam que eram reais, e por isso acreditavam num ataque dos humanos. Então decidem contra-atacar, invadindo a Terra. Para isso utilizam personagens dos jogos eletrônicos como arma. É aí que entra Sam, que com seu conhecimento dos jogos, pode derrotá-los. Ao lado de Sam, estão o nerd Ludlow Lamonsoff (Josh Gad), o próprio Will Cooper e o anãozinho mau-caráter Eddie Plant (Peter Dinklage, de Games of Thrones) e a militar Violet Van Patten (Michelle Monagham). A equipe lembra e muito os Ghostbusters. Eles vão combater a ameaça alienígena, que chega no formato de jogos como Pacman, Space Invaders, Asteroids, Donkey Kong e Marios Bros, games clássicos dos anos 1980.

“Pixels” remexe na memória afetiva dos aficionados por jogos eletrônicos – uma época em que os jogos não podiam ser jogados em casa, mas sim em fliperamas (a gurizada tinha ainda de colocar fichas nas máquinas para poder jogar). Este pessoal está hoje na faixa dos 40, 50 anos de idade, e certamente vai vibrar com as citações daquela época, ainda ingênua.

Adam Sandler conseguiu abandonar aquelas atuações histéricas e estúpidas, convencendo no papel de um nerd que ainda busca a mulher de seus sonhos. O gordinho Kevin James, que com Sandler fez “Gente Grande” faz um presidente americano beirando a estupidez, numa clara alusão a George W. Bush e seus erros linguísticos. Mas o destaque acaba sendo Josh Gad, de “Obrigado por Compartilhar” como o nerd virgem Ludlow Lamonsoff, que ainda mora com avó e acredita em teorias da conspiração.
Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: