Wednesday, July 22, 2015

“A Forca” (The Gallows)



Em 1993, um estudante morreu enforcado, acidentalmente, durante a encenação de uma peça em sua escola. Vinte anos depois, a peça voltará a ser realizada na mesma escola, claro que com novos atores, todos estudantes. Em “A Forca” (The Gallows), dirigido por Travis Cluff e Chris Lofing, o terror é mais sugerido do que apresentado, funcionando perfeitamente.

Todo o filme nos é apresentado através da câmera subjetiva, aquela em que um dos personagens mostra as cenas através das lentes de sua câmera, como “A Bruxa de Blair”, “Cloverfield Monstro” e “Atividade Paranormal”. No caso, o personagem é o irritante Ryan (Ryan Shoos), que nota que o amigo Reese (Reese Mishler), o protagonista da peça, não tem a mínima capacidade para atuar. Porém ele quer encenar para se aproximar de seu objeto de desejo, a colega Pfeifer (Pfeifer Brown), que também é uma das protagonistas. Mas Ryan convence Reese e a namorada Cassidy (Cassidy Gifford) a irem ao teatro e destruir o cenário. Assim a peça seria cancelada e Reese não passará vexame. Detalhe: os personagens têm os mesmos nomes dos atores que os interpretam.

Ao invadir a escola para praticar o vandalismo, eles se vêm presos no local. E começam a ser perseguidos por uma entidade que está presa no lugar, e que se utiliza de uma forca para eliminar a garotada.

O interessante é que é tudo sugerido, nada explícito acontece. Os personagens percorrem os corredores escuros da escola, tentando abrir as portas, que se mostram invioláveis. Eles escutam sons de portas batendo e rangendo e tentando sair dali, sem imaginar que algo maligno está a espreita. E os sustos de “A Forca” acontecem quando menos se espera, nos fazendo pular da poltrona.

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: