Thursday, July 09, 2015

“Samba”



“Samba”, dirigido por Eric Toledano e Olivier Nakache, a mesma dupla do belo e divertido “Intocáveis”, foca agora na imigração ilegal que assola a Europa, mais propriamente a França e aquelas pessoas que vem das antigas colônias africanas. O ajudante de cozinha senegalês Samba Cissé (Omar Sy) está há 10 anos em Paris, perto de conseguir uma promoção no restaurante onde trabalha. Só que ele acaba caindo nas mãos da imigração e se vê notificado de que deve deixar o país.

Quem vai cuidar de seu caso é a advogada Manu (Izia Higelin), que leva junto a amiga e executiva Alice (Charlotte Gainsbourg), que sofreu uma crise nervosa e se encontra de licença em sua empresa. Para passar o tempo, começa a se envolver com a questão dos imigrantes, vindo a conhecer Samba. De repente, os dois se encontram atraídos um pelo outro, não sabendo muito bem como lidar com a questão. Outro personagem forte no filme é Wilson (Tahar Rahim, de O Profeta), um argelino que se passa por brasileiro para conquistar mulheres.

“Samba” mostra o dia a dia dos imigrantes e de suas dificuldades de sobreviver em subempregos, de como aguentar a xenofobia e o racismo. Afinal, a imigração é um problema gravíssimo e que assombra a França e o mundo, vide o Brasil com os haitianos. O porém do filme é tratar a personagem de Charlotte Gainsbourg, de “Ninfomaníaca”, como se ela fosse uma bela mulher. Ela é uma atriz feia, sem o mínimo grau de sensualidade e chega a ser estranho ver os personagens babando à sua entrada em um baile comunitário. Mas isso não diminui os acertos do filme.

Cotação: Ótimo
Chico Izidro

No comments: