Friday, November 16, 2018

"A Rota Selvagem" (Lean On Pete)



Pensei que estaria diante de um novo e choramingoso "O Corcel Negro", mas me equivoquei em "A Rota Selvagem" (Lean On Pete), direção de Andrew Haigh, e que mostra a paixão de um jovem por um cavalo. Porém o filme, um road-movie, fala sobre abandono, solidão, desesperança, recomeço. A trama foco no garoto Charley (Charlie Plummer, nenhum parentesco com Christopher Plummer, o Capitão von Trapp, de A Noviça Rebelde).

O jovem tem 15 anos e vive com o pai em Portland, Oregon. Com o hábito de correr, ele é visto pelo cuidador de cavalos Del (Steve Buscemi, de novo sensacional), que o emprega para cuidar de seus cavalos, criados para disputarem provas em hipódromos pelos Estados Unidos.Charley acaba se afeiçoando de um deles, Lean On Pete. Mas como a vida do garoto não é das mais fáceis, tragédias aparecem em sua vida, e ele se vê motivado a fugir com o animal, e tentar encontrar uma tia, que anos atrás havia tentado adotá-lo.

Charley e Lean On Pete, então, iniciam uma jornada pelo interior norte-americano. As paisagens são outro atrativo desta obra, passada a maior parte do tempo nas estradas. Com uma bela trilha sonora, feita por James Edward Barker, se destacam ainda os coadjuvantes, como o já citado Buscemi, Chloë Sevigny e Steve Zahn, como um morador de rua que se atravessa na vida de Charley, e faz aflorar nele um lado selvagem que havia segurado em todas as situações desesperadoras que havia passado. Um belo filme.

Duração: 2h01
Cotação: ótimo

Chico Izidro

No comments: