sexta-feira, novembro 23, 2018

"Excelentíssimos"




Recentemente, a cineasta Maria Augusta Ramos lançou o documentário "O Processo", que mostrava os bastidores do Governo durante o atribulado processo de impeachment de Dilma Rousseff (PT). Agora, chega mais um outro documentário para tentar explicar o que foi aquele ano de 2016: "Excelentíssimos", de Douglas Duarte. O documentário mostra a polarização política que surgiu no país, e traz o dia a dia de todo o processo que culminou com a saída de Dilma em 31 de agosto daquele ano.

O filme tenta mostrar que houve um golpe contra Dilma, arquitetado pelo pessoal do PSDB e PMDB, nas figuras de Aécio Neves, candidato derrotado nas eleições de 2014, e Michel Temer, que se tornaria o vice-presidente da petista, e que acabaria assumindo o posto após a destituição dela. Além do que desmascara ainda mais Eduardo Cunha, presidente da Câmara e um dos políticos mais corruptos da história do país, com sua cara cínica.

"Excelentíssimos" segue os políticos pelos corredores da Câmara em Brasília, com uma narração em off. E entrevistas com personagens que marcaram todo o processo, e é explicito ao mostrar que houve erro nas acusações feitas tanto a Lula quanto à Dilma. O filme também apresenta imagens das manifestações populares contra o golpe e o contraponto, daqueles favoráveis a saída da presidente.

O que incomoda são sequências onde aparecem políticos nada agradáveis falando, como o presidente eleito Jair Bolsonaro, Marco Feliciano e a bancada evangélica, com suas ideias retrógradas e medievais. O filme também apresenta imagens das manifestações populares contra o golpe e o contraponto, daqueles favoráveis a saída da presidente.

Apesar destas presenças, "Excelentíssimos" não deixa de ser um trabalho forte, mostrando um dos momentos mais marcantes da história do país. E que acabou tendo resultado nocivo, ao permitir que uma figura como Bolsonaro se destaca-se, chegando aonde chegou.

Duração: 2h35
Cotação: bom

Chico Izidro

Nenhum comentário: