Thursday, November 05, 2015

“Beira-Mar”




A homossexualidade já mostra um forte indício no começo do brasileiro “Beira-Mar”, dirigido conjuntamente por Filipe Matzembacher e Marcio Reolon. O filme pode ser colocado na mesma linha de um outro que fala sobre a descoberta da sexualidade por adolescentes, “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, mas sem a mesma delicadeza. Introspectivo, com closes nos protagonistas, longos momentos de silêncio, mostra o final de semana de dois amigos, os jovens Martín (Mateus Almada) e Tomaz (Maurício José Barcellos), que vão a Capão da Canoa. É inverno e Martín tem de resolver um problema com parentes de seu pai.

Sozinhos numa enorme casa classe média da família de Martín, eles gastam as horas ociosas jogando vídeo-game – em cena que se refere a masturbação -, bebem, fumam sem parar e recebem amigos para uma festinha regada a cerveja. E quem sabe pegar as gurias presentes. Tomaz, porém, desde o início mostra fortes traços andróginos. Seria ele homossexual? As atitudes do garoto deixam dúvidas até os momentos finais.

Os dois protagonistas mostram um pouco de inexperiência em cena, talvez por serem atores novatos. Mas ambos conferem credibilidade nos momentos mais quentes protagonizados no final de “Beira-Mar”. Que pode incomodar alguns, por trazer à tona o mundo LGBT.


Veja o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=5beTtIUHolU

Duração: 1h23min

Cotação: regular
Chico Izidro

No comments: