Thursday, November 05, 2015

"Olmo e a Gaivota" (Olmo and The Seagull)





Misto de ficção e documentário, "Olmo e a Gaivota" (Olmo and The Seagull), mostra o drama vivido pela atriz Olivia (Olivia Corsini), que ensaia a peça "A Gaivota", de Anton Tchecov. O grupo teatral dela recebe uma proposta para se apresentar numa turnê por Nova Iorque e Montreal. E é quando ela descobre estar grávida do companheiro e colega Serge (Serge Nicolaï).

Com direção compartilhada pela brasileira Petra Costa, do documentário "Helena" e a dinamarquesa Lea Glob, "Olmo e a Gaivota" vai apresentar o dia a dia de Olivia sob o risco de perder o bebê devido a um problema no útero. Ela é obrigada, então, a permanecer ociosa em seu apartamento. Qualquer movimento mais brusco pode fazê-la abortar.

Surgem problemas, pois a atriz passa os dias sozinha, sentindo-se menosprezada pelo companheiro, que apesar do pedido dela, não pode parar de trabalhar. Afinal, os dois dependem do salário dele, de 1.800 euros mensais, sendo que eles pagam de aluguel 1.450. Olivia recebe uma ajuda do governo de 30 euros por dia até o final da gravidez. Muito pouco.

Por vezes, existe a intervenção da diretoria, que conversa com os atores, como se fosse uma terapeuta ou uma psicóloga. "Olmo e a Gaivota" revela que a vida de ator não é fácil, ainda mais com uma gravidez, que traz problemas financeiros e insegurança.

Veja o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=h_S1J5K8meA

Duração: 1h 27min

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: