Wednesday, November 11, 2015

"Mamma Roma"



Uma Roma ainda pobre, sofrendo os efeitos devastadores da II Guerra Mundial uma década e meia após o seu final. A prostituta vivida por Anna Magnani decide largar a profissão e se mudar com o filho adolescente para a Cidade Eterna e dar a ele uma vida melhor. Em "Mamma Roma", direção de Pier Paolo Pasolini, cuja morte está completando 40 anos, é puro neo-realismo. O filme está sendo relançado nos cinemas em cópia restaurada.

Na periferia romana, com seus prédios populares e imensos terrenos baldios, é mostrada uma juventude que se sentia perdida e sem futuro. E este é o caso de Ettore (Ettore Garofalo), filho de Mamma. O garoto se recusa a trabalhar, passando os dias vagabundeando ao lado de outros rapazes do lugar. A grana que ele possui sai do suado trabalho de sua mãe, transformada em feirante. Mas o passado não pretende deixar Mamma em paz, quando o seu antigo cafetão reaparece, exigindo que ela volte as ruas para se prostituir. Caso contrário, Ettore saberá quem realmente ela é.

Anna Magnani está magistral no papel da típica mama italiana, apaixonada por seu filhote, que não deveria merecer todo o esforço praticado por ela. As outras atuações são naturais, nada forçadas. Ettore era um garçom num dos restaurantes que Pasolini frequentava em Roma. A fotografia em preto e branca é outro fator que engrandece esta obra-prima do cinema.

Veja o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=HayNFGlebZo

Duração: 1h56min

Cotação: excelente
Chico Izidro

No comments: