Wednesday, November 18, 2015

"Cativas - Presas pelo Coração"



No livro "Loucas de Amor - Mulheres que amam serial killers e criminosos sexuais", de Gilmar Rodrigues e Fido Nesti, publicado em 2012, era mostrado como o amor pode aparecer nos lugares mais improváveis. Ou seja, mulheres que foram conquistadas por presidiários que cometeram crimes horrendos, e o que fizeram para ficar ao lado deles. Agora o documentário "Cativas - Presas pelo Coração", direção de Joana Nin, revela a loucura por trás de sete mulheres, que decidiram lutar contra tudo e todos para namorarem e até casarem com presidiários.

A diretora filmou a obra no Paraná, acompanhando o dia a dia de sete mulheres, muitas delas acreditando que seus parceiros são inocentes. "Ele me garante que é inocente, e eu acredito nele", diz uma delas. São depoimentos marcantes e chocantes. Outra, já com seus quase 30 anos, apaixonou-se por um rapazinho de 14 anos, que anos depois seria preso por tráfico. E ela permanece ao seu lado quase 20 anos depois, tendo deixado marido e filhos para trás quando se encantou. Já outra das mulheres, de 21 anos, caiu de amores por um preso do dobro de sua idade e com 17 anos de pena para cumprir.

Todas elas se submetem a constrangimentos em suas visitas aos seus parceiros. E a diretora não poupa cenas de revista íntima, das visitas conjugais. Uma delas fala em certo momento: "Tenho certeza de que se eu estivesse presa, ele não me visitaria. Pode olhar na prisão feminina, quantos parceiros visitam suas mulheres?".

E "Cativas - Presas pelo Coração" mostra, ainda, como o amor pode deixar as pessoas infantilizadas. Mesmo presos mais perigosos escrevem as mais românticas cartas, cheias de coraçõezinhos e flores, para suas mulheres. Que contam as horas para poderem compartilhar alguns minutos ao lado deles. Um triste retrato da condição humana.

Veja o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=dsdUUYOEJas

Duração: 1h17min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: