Wednesday, March 23, 2016

"Cinco Graças" (Mustang)



"Cinco Graças" (Mustang), direção da turca Deniz Gamze Ergüven, critica intensamente o conservadorismo da religião muçulmana. A história centra na vida de cinco irmãs, que são criadas pela avó e por um tio, depois que os pais delas morreram num acidente. Tudo começa no último dia de aulas de uma escola numa pequena cidadezinha no litoral da Turquia.

As irmãs aproveitam o bom tempo e vão à praia, onde ficam brincando com alguns garotos, colegas delas. É o ponto de partida para a atitude delas seja vista como um escândalo. Ao chegar em casa, levam uma surra da avó que não consegue aceitar a falação no vilarejo. As meninas passam a ser vistas como devassas e acabam aprisionadas em casa.

As garotas, porém, com espírito livre, não aceitam as imposições e sempre tentam burlar os castigos - e cada vez que elas escapam, os parentes cerram mais e mais a casa. E elas, com idades entre 16 e 8 anos, começam a ser entregues para casamentos na tradição muçulmana - ou seja, sem poder escolher com quem irão se casar.

O filme mostra como costumes arraigados podem ser nocivos, com regras que fogem ao entendimento de pessoas com pensamentos livres. E fica ainda mais assustador ao se verificar que a trama transcorra nos anos 10 do Século XXI. Em determinado momento, a irmã caçula quer assistir a um jogo de futebol no estádio, mas o tio acredita aquele não ser ambiente para uma mulher. E mesmo que a tal partida vá ter somente público feminino.

Veja o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=9uXzgYYBCHY

Duração: 1h33min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: