Thursday, March 31, 2016

"Voando Alto" (Eddie The Eagle)



Para começar, faltou imaginação paar a distribuidora, ao titular o filme, pois houve outro com o mesmo título, em 2003, protagonizado por Gwyneth Paltrow e dirigido por Bruno Barreto. Este "Voando Alto" (Eddie The Eagle), com direção de Dexter Fletcher, trata de superação e que todos podem alcançar seus sonhos, mesmo que tudo indique o contrário. E baseia-se em uma história real.


O desajeitado inglês Michael Edwards, mais conhecido como Eddie, (interpretado na fase adulta pelo galês Taron Egerton, de Kingsman – Serviço Secreto), desde criança (interpretado pelos irmãos iniciantes Tom e Jack Costello) deseja tornar-se um atleta olímpico. Porém é míope, usa aparelho ortopédico e tem tiques nervosos no rosto. Porém, ele é incentivado pela mãe, Janette (Jo Hartley), enquanto que o pai, Terry (Keith Allen), não acredita nem um pouco e só o joga para baixo, enquanto quer que o filho seja um operário da construção civil, assim como ele.

Após ser expulso da equipe olímpica que disputaria os Jogos em 1984, Eddie descobre que pode disputar os Jogos de Inverno de Calgary, em 1988, no Canadá, praticando o salto de ski, já que não há nenhum outro inglês na modalidade. Ele então decide deixar a Inglaterra para treinar na Alemanha em busca do seu sonho olímpico. E é lá que encontrará o turrão treinador Bronson Peary (Hugh Jackman), que na realidade nunca existiu, mas é uma liberdade poética para mostrar que dois loosers podem formar um belo time. O personagem de Hugh Jackman é alcoólatra e solitário, pois teria fracassado em uma Olimpíada passada e se isolado. No início, ele se mostra contrário a ajudar Eddie, mas ao ver a dedicação do rapaz, decide encarar a empreitada.

Uma das curiosidades do filme é que é citado em determinado momento a presença da equipe jamaicana de bobslead nos Jogos de Calgary, que se transformaria na divertida comédia "Jamaica Abaixo de Zero".

"Voando Alto" é um filme simpático, assim como seu protagonista: a atuação de Egerton pode parecer por demais caricata e exagerada, mas quando aparece o verdadeiro Michael Edwards nos créditos finais, fica evidente o bom trabalho do ator. Eddie the Eagle disputou os Jogos de Inverno em 1988, não levou medalha nenhuma, mas superou suas dificuldades, levando ao máximo o lema do idealizador dos Jogos Olímpicos, Barão de Coubertin: “O mais importante não é vencer, mas competir. O mais importante na vida não é conquistar, mas lutar com dignidade”.


Duração: 1h45min

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: