Thursday, March 31, 2016

"O Jovem Messias" (The Young Messiah)



"O Jovem Messias"(The Young Messiah), direção de Cyrus Nowrasteh, é feito para um público específico, aqueles que acreditam na figura de Jesus, mesmo que aqui ele seja mostrado aos sete anos de idade, em passagens que não se encontram na Bíblia. O filme, então, está mais preocupado em catequizar o público do que discutir se ele esteve ou não na Terra há dois mil anos atrás.

A história mostra Jesus, aos sete anos, vivendo com sua família em Alexandria, no Egito. Eles foram para lá fugindo do massacre das crianças patrocinado pelo rei Herodes. O garoto, interpretado por Adam Greaves-Neal, é vítima de bullying e vive cercado de proteção por seus pais, Maria e José, que sabem que ele é especial, mas escondem a verdade de seu nascimento e o porque dele ter determinados poderes, como ressuscitar os mortos. Com a morte de Herodes, a família decide voltar para Israel, mas sem saber que o novo rei mantém a determinação de matar Jesus.

Então cria-se um anticlimax, com os centuriões romanos caçando o menino e sua família - mas sabemos de antemão que ele viveu até os 33 anos de idade. O roteiro é fraco e lacrimoso e as atuações dos atores são fracas, com quase todos só fazendo caras de tristes ou pensativos. O que salva um pouco é a presença do ator Sean Bean, que vive com dignidade o centurião Severus, que caça Jesus.

Já o ator que vive Jesus, o garoto Adam Greaves-Neal é totalmente desprovido de recursos cênicos. E não ajuda ainda a caracterização dos personagens, todos com cortes de cabelos modernos, dentes perfeitos. Sem contar que o ator que vive o Diabo aparece de cabelo tingido de loiro!!!


Duração: 1h51min

Cotação: ruim
Chico Izidro

No comments: