Wednesday, July 29, 2015

“Uma Nova Amiga” (Une Nouvelle Amie)



Claire e Laura se conheceram aos sete anos de idade. E entre elas nasceu uma amizade intensa, daquelas para a vida toda. Em pouco mais de dez minutos, é mostrada a evolução da ligação das duas ao longo dos anos. Dos primeiros namoros, das decepções amorosas, dos casamentos. Laura casa, fica grávida, ao mesmo tempo que adoece. Logo depois de dar a luz, ela morre. E no funeral, Claire faz uma promessa: vai cuidar do marido e da filha da amiga.

Até que a surpresa acontece em “Uma Nova Amiga”, de François Ozon. E isso não é um spoiler, pois é a trama central do filme. Ao visitar David (Romain Duris), o encontra vestido de mulher. É um choque. A princípio, ele diz que está assim para a filha sentir a presença feminina em sua vida, mas aos poucos confessa que sempre gostou de se travestir, e que inclusive Laura tinha conhecimento de sua fantasia. E David pretende viver assim, pedindo a compreensão de Claire (Anaïs Demoustier), que ao mesmo tempo que se sente atraída pelo travesti, a quem batiza de Virginia, sente um pouco de repulsa, e quer manter distância, mas não consegue.

O filme brinca com a possibilidade de David ser homossexual e ter reprimido sua direção sexual. E esquece ainda o preconceito contra os diferentes. Afinal, nas vezes em que David sai de casa travestida de Virginia, nunca sofre com olhares estranhos ou piadinhas – mesmo que David tenha fortes traços masculinos e com uma barba espessa, que a maquiagem não consegue esconder. Mas “Uma Nova Amiga” trabalha bem com a questão das diferenças e se torna cativante. E os atores principais estão soberbos.

Cotação: ótimo
Chico Izidro

1 comment:

Pedrita said...

eu achei esse filme lindo e delicado. beijos, pedrita