Thursday, October 13, 2016

"Kóblic"



No genial "O Segredo de Seus Olhos", onde a trama percorrida em grande parte era nos anos sangrentos da ditadura militar argentina nos anos 1970. Pois agora em "Kóblic", dirigido por Sebastián Borensztein, temos mais uma vez em cena Ricardo Darín, mas agora vivendo do lado dos militares. Ou quase.

A história se passa em 1977, o segundo ano da ditadura militar que duraria até 1983 e um dos mais sangrentos da história argentina. Tomás Kóblic (Ricardo Darín) é um piloto do Exército, que atormentado pelos assassinatos cometidos por seus colegas - eles jogam dos aviões os prisioneiros diretamente no mar, para fazê-los sumir do mapa. Kóblic toma uma decisão drástica, decidindo desertar, indo se refugiar no interior do país, mais exatamente em Colonia Elena - localidade fictícia.

Abrigado na casa de um amigo, Kóblic passa a ser investigado pelo chefe da polícia local, Velarde (Oscar Martinez). E o perigo passa a rondar Kóblic e seus conhecidos. O filme fica tenso, com Ricardo Darín entregando uma atuação soberba. Seu personagem não é um herói. É um arrependido, e um fugitivo. Sabe que não tem muito lugar para onde se esconder.

Outro ponto de destaque de "Kóblic" é a fotografia e a reconstituição de época. Acreditamos realmente a obra ter sido filmada nos anos 1970. As filmagens foram realizadas em grande parte na localidade argentina de San Antonio de Areco, que parece ter parado no tempo. Enfim, "Kóblic" mostra a crueldade de uma das piores ditaduras que já ocorreu.

Duração: 1h55min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: