Thursday, October 06, 2016

"No Fim do Túnel" (Al Final del Túnel)




Já escrevi isso, mas reafirmo. A qualidade do cinema argentino é espetacular. Claro que nem tudo que eles lançam é primoroso, mas o que chega ao Brasil é de tirar o chapéu. E "No Fim do Túnel" (Al Final del Túnel), de Rodrigo Grande, é mais um destes destaques.

A história foca no paraplégico Joaquín (Leonardo Sbaraglia) é um cadeirante e técnico de informática, que vive numa enorme casa em Buenos Aires, e que fica ao lado de um banco. Ele passa os seus dias no porão, consertando computadores. Até que certo dia, ele recebe a visita de Berta (Clara Lago), uma stripper e sua filha pequena Betty. Berta quer alugar um dos quartos da casa. Joaquín é meio quietão, mas aos poucos vai tendo empatia com a dançarina e a garotinha.

Numa noite, Joaquín ouve sons vindos de atrás da parede do porão, e descobre que se trata de uma quadrilha de ladrões. Eles estão fazendo um túnel debaixo de sua casa para roubar o banco. Não bastasse isso, descobre que Berta é namorada do líder da quadrilha e que ela está na casa dele para distraí-lo. Joaquín começa a bolar um plano para sabotar o roubo.

O filme então ganha um clima de suspense fenomenal, de tirar o fôlego mesmo. Ficamos ali, tensos, esperando pelo pior. E como Joaquín vai se livrar da encrenca em que se meteu? Uma das cenas, em que ele se arrasta pelo túnel é de arrepiar. Outro destaque é o elenco, e principalmente Leonardo Sbaraglia. Todos estão afiados e os bandidos são um primor de caras assustadores.

Duração: 2h

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: