Thursday, October 06, 2016

"Um Dia Perfeito" (A Perfect Day)



"Um Dia Perfeito" (A Perfect Day), do diretor Fernando León de Aranoa, mostra os absurdos da guerra. E traz reflexão, em meio a muito humor negro. A história mostra um grupo de ajuda humanitária, formado por Mambrú (Benicio Del Toro) e B (Tim Robbins) e Sophie (Mélanie Thierry), durante a Guerra da Bósnia em meados dos anos 1990. Eles trabalham ajudando comunidades a não sofrer tanto com os efeitos do conflito.

Até que em um certo dia, um corpo é jogado dentro de um poço, acarretando a contaminação da água e interrompendo o abastecimento local de uma localidade nos Balcãs. Parece ser tudo muito simples. Apenas tirar o cadáver do poço, mas esta tarefa se mostrará quase um martírio para a equipe. Eles precisam de uma corda, mas ninguém quer ajudá-los nesta empreitada: um vendedor quer usar suas cordas para fazer cortinas, um patriota não quer separá-la de sua bandeira, e por aí vai.

A jornada se mostra cansativa, extenuante e absurda. Além do perigo de guerrilheiros croatas nas proximidades, buscando as vítimas bósnias para exterminá-las. E o grupo encontra dificuldades até mesmo com os soldados da ONU. O incidente, que se passa na Bósnia, poderia se passar em outros locais, como o Afeganistão, a África...

Duração: 1h46min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: