Thursday, February 02, 2017

"Estrelas Além do Tempo" (Hidden Figures)



"Estrelas Além do Tempo" (Hidden Figures), direção de Theodore Melfi, é um filme forte, e mais um a tratar sobre o racismo nos Estados Unidos em meados do século passado. Baseado no livro Hidden Figures, de Margot Lee Shetterly, trata de uma história real, envolvendo não só racismo, mas também misoginia.

A trama mostra a batalha de três mulheres para serem reconhecidas na então segregacionista Nasa, no começo dos anos 1960. Katherine G. Johnson (Taraji P. Henson, de O Estranho Caso de Benjamin Buton e do seriado Empire) é uma matemática brilhante, viúva e mãe de três filhas, a engenheira e dona de duas graduações na área das exatas Mary Jackson (a linda cantora Janelle Monáe) e a supervisora Dorothy Vaughan (Octavia Spencer). Elas são contratadas para ajudar no começo da corrida espacial - os americanos estavam atrás dos inimigos russos, que já haviam mandado Yuri Gagarin para o espaço.

Katherine é um verdadeiro computador humano em ao ser colocada no setor de cálculos liderado pelo engenheiro Al Harrison (Kevin Costner, em ótima atuação) sobre o diabo com o chefe direto Paul Stafford, vivido por Jim Parsons, o Sheldon de Big Bang Theory, que encarna muito bem um segregacionista, que não consegue aceitar a presença de uma negra no local. Já Mary Jackson sofria no trabalho e em casa, através de um marido que não aceitava a luta da mulher em ser engenheira, e Dorothy, que almejava chegar à supervisora chefe - mas imagine uma negra comandando um setor na Nasa?

As três protagonistas estão excelentes em seus papéis, em um filme que retrata muito bem uma época que não deve ser esquecida, mesmo que tenha sido cruel para as pessoas negras, que por mais competentes que fossem, não eram aceitas e sofriam com perseguição e desprezo, apenas por causa da cor de sua pele.

Duração: 2h07min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: