quinta-feira, fevereiro 23, 2017

"Moonlight - Sob a Luz do Luar" (Moonlight)




Primeiro esqueça este subtítulo horrível para o filme. E segundo, após um ano em que choveram críticas por causa da pouca aparição de atores negros no Oscar, "Moonlight - Sob a Luz do Luar" (Moonlight), que concorre em algumas estatuetas, é majoritariamente protagonizado por afro-americanos. E é um belo filme sobre a descoberta da sexualidade e da solidão.

A trama gira em torno da vida de Chiron, em três momentos. Na infância, o ator é Alex Hibbert, na adolescência surge Ashton Sanders, que se sai melhor, e no começo da vida adulta, Chiron é interpretado por Trevante Rhodes. O garoto vive no subúrbio de Miami com a mãe, viciada e que se prostitui para poder comprar drogas. No colégio é vítima constante de bulliyng - a cena que ele reage a centésima provocação que sofre é excepcional e de certa forma chocante.

Sozinho e sem amigos, ele é acolhido pelo traficante local, Juan (Mahershala Ali) e sua mulher Teresa (Janelle Monáe) - os dois podem ser vistos também no fantástico "Estrelas Além do Tempo". Sempre que está com problemas, é aos dois que Chiron recorre. Numa cena tocante, que mostrará o destino de Chiron, ele pergunta a Juan o que é bicha. E o traficante responde: "É uma forma pejorativa de se referir aos homossexuais".

E Chiron terá a iniciação sexual com o melhor amigo Kevin, fato que controlará seu destino pelos próximos anos de sua vida. Enfim, "Moonlight" mostra a vida de uma pessoa, que desde o começo sempre tentou se encontrar neste mundo, sem ser compreendido, mas sempre buscando compreensão. Um filme tocante.

Duração: 1h51min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

Nenhum comentário: