Thursday, February 02, 2017

"Jackie"



Natalie Portman encarna magistralmente bem uma das mulheres-símbolo do Século XX, Jacqueline 'Onassis' Kennedy, em "Jackie", dirigido por Pablo Larraín. O longa retrata os dias seguintes ao assassinato de JF Kennedy, em novembro de 1963, em Dallas, quando ela ainda tentava entender o que havia acontecido.

O filme apresenta uma narrativa interessante, mostrando vários momentos da vida da primeira-dama americana, que influenciou toda uma geração, desde o pensamento, a atitude, chegando a moda. Jackie aparece dando uma entrevista dias após a morte do marido, as conversas com o padre e amigo Joseph Leonard (vivido pelo recém falecido John Hurt), a tour que ela fez na Casa Branca, após a reforma quando da mudança do casal para Washington - este momento passado em preto e branco, como se fosse da época, numa sacada sensacional.

A fotografia de "Jackie" é excelente, além do figurino e da maquiagem. Natalie Portman interpreta Jackie muito bem, mesmo que não tenha semelhanças físicas com a ex-primeira-dama, morta em 1994. Em vários closes, a atriz arrasa no tom de voz, no rosto perdido por causa da tragédia - detalhe foi o uso do vestido rosa, ensanguentado que Jackie usava nas horas logo após o assassinato do marido.

O longa, porém, deixa de fora as escapadas de JFK, que diz a lenda em Washington que ele tinha dificuldade de deixar a braguilha da calça fechada, tendo inclusive caso com Marilyn Monroe. Mas o filme é para centrar mais em Jackie e sua perda. Então está ok.

Duração: 1h40min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: