Thursday, March 02, 2017

"O Apartamento" (Forushande)



Um drama psicológico, "O Apartamento" (Forushande), dirigido pelo iraniano Asghar Farhadi, não é uma obra de difícil compreensão, mas atitudes de alguns de seus personagens acabam incomodando. Acompanhamos na história o casal Emad (Shahab Hosseini), ele professor universitário durante o dia, e ator de teatro à noite, ao lado da Rana (Taraneh Alidoosti).

Morando em Teerã, uma noite recebem a orientação de deixar seu apartamento, assim como todos os moradores do prédio, pois o local corre risco de desabamento. Os dois acabam indo morar num apartamento emprestado pelo diretor da peça que encenam, "A Morte de um Caixeiro Viajante", do dramaturgo americano Arthur Miller. E lá Rana acaba sendo atacada por um homem desconhecido, que invadiu o local enquanto ela estava no banho e Emad estava fazendo compras.

Como é um filme iraniano, nunca fica claro se Rana foi estuprada ou não. Mas o banheiro fica cheio de sangue e a atriz fica machucada na cabeça. Ela passa a ter medo de ficar no local enquanto Emad não está junto, enquanto ele passa a investigar sozinho o ocorrido, já que Rana não quer que seja feito o boletim de ocorrência na polícia. Talvez por temer o que possa ocorrer com a sua reputação, afinal ela é uma mulher num país onde o machismo é imperativo, principalmente por suas leis interpretadas equivocadamente do Alcorão.

E isso acaba sendo extremamente realista, pois se talvez mostrasse o personagem de Rana mais forte e vingativa, perderia muito de sua denúncia de uma sociedade onde a mulher não tem voz. Isso, porém, até acaba sendo irritante para olhos e pensamentos ocidentais, como os nossos.

Duração: 1h58min

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: