Thursday, March 30, 2017

"Mulheres do Século 20" (20th Century Women)



"Mulheres do Século 20" (20th Century Women), direção de Mike Mills, mostra um belo mas perturbador retrato do final dos anos 1970. O filme tem tons bastante autobiográficos e mostra a história de três mulheres de gerações diferentes que dividem uma mesma casa: a mais nova, Julie (Elle Fanning), com 17 anos de idade, a do meio, Abbie (Greta Gerwig), com seus quase 30 e a mais velha, Dorothea (Annette Bening), com 50 e poucos anos e mãe do adolescente de 15 anos, Jamie (Lucas Jade Zumannv), que é o narrador da trama, talvez o alter-ego do diretor.

O filme tem sempre presente Jamie, pois é sempre mostrado o seu ponto de vista. Ele tem uma grande proximidade com Julie, com os dois conversando sobre tudo e com o hábito de dormirem na mesma cama, mas sem rolar sexo entre eles. Já com Abbie, os diálogos mostrados falam sobre bandas de punk rock - a fotógrafa é o retrato da época, final dos anos 1970. E por fim, Dorothea, nascida em meados dos anos 1920, se discorre sobre o passado. Mas ela é uma mãe presente e preocupada com o garoto - que criado sem pai, não aparenta rebeldia, mas sim sede de conhecimento.

O forte de "Mulheres do Século 20", além do visual característico da época, são seus diálogos, fortes e reflexivos, se mostra o principal elemento do longa. Enfim, fica evidente que é um filme quase autobiográfico, sendo possível enxergar o que ocorreu na vida do diretor em sua adolescência, cercado de três mulheres fortes e inteligentes, que moldaram seu caráter.

Duração: 1h59min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

1 comment:

Unknown said...

Sempre fui fã do trabalho de Mike Mills, é um profissional e em cada uma das suas obras me deixa hipnotizada com o seu grande talento de narrar à história e Mulheres do Século 20 não é a exceção. O ritmo do filme foi muito ameno, acho que é um filme que agradara a todo o público. Gostei muito desta história, acho que é perfeita para todo o público, o final é o melhor. Adorei as criticas do filme, obrigado por compartilhar.