Thursday, March 09, 2017

"Silêncio" (Silence)




Martin Scorsese vai ao Japão do Século XVII em seu novo filme, "Silêncio" (Silence), onde discute a perseguição aos religiosos. Naquela época, o país oriental estava recebendo muita influência ocidental e muitos nipônicos estavam aderindo ao cristianismo, para terror das autoridades. O filme é baseado em romance de título homônimo de Shusaku Endo escrito em 1966.

E é neste retrato de perseguição aos cristãos que o padre português Cristóvão Ferreira (Liam Neeson) desaparece misteriosamente. Então dois de seus seguidores, padre Sebastião Rodrigues (Andrew Garfield) e padre Francisco Garupe (Adam Driver) entram clandestinamente no Japão para tentar encontrá-lo. Eles são recepcionados por aldeões cristãos, que os escondem em suas humildes choupanas.

A trama é narrada por Rodrigues, que acabará sofrendo os mesmos percalços por quais passou o seu mentor, Ferreira. São cenas nada agradáveis de se ver, com fiéis sendo torturados e tendo de demonstrar para seus perseguidores que renegavam a Cristo - eles tinham de pisar em imagens, caso contrário eram mortos impiedosamente. A fotografia é espetacular, e o filme cresce mais ainda com a atuação convincente de Andrew Garfield, que vive a melhor fase de sua carreira. Ele já havia se destacado como o protagonista no excelente "Até o Último Homem', de Mel Gibson. Ele mostra grandeforça na sua interpretação, com um personagem repleto de conflitos pessoais. E Liam Neeson quase que repete o seu personagem visto no épico "A Missão", de 1986, dirigido por Roland Joffé.

Duração: 2h40min

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: