Thursday, March 30, 2017

"Central - O Filme"



"Central - O Filme", direção de Tatiana Sager e Renato Dornelles, baseado em livro-reportagem do próprio Dornelles, "Falange Gaúcha", mergulha no inferno do Presídio Central de Porto Alegre, considerado em 2008 a pior penitenciária do país.

A produção passou mais de dois meses dentro dos corredores fedorentos do lugar, mostrando o pesadelo por que passam condenados, carcereiros, seus familiares. O ambiente é tão horrível, com os presos sendo quase o dobro do que o local suporta, que as celas ficam acertas e são geridas pelos próprios "moradores" do local, onde a Brigada Militar tem a entrada restrita. O tráfico de drogas e armas rola solto, além do que muitos dos presidiários têm de pagar para ficar no local. E muitos deles possuem doenças como tuberculose e HIV.

"Central - O Filme" ainda traz cenas perturbadoras, como uma festa regada a cocaína, com os presos enfileirados, esperando sua vez de pegar a droga, e comemorações de facções quando vencem outras. Os presidiários ainda dão seus depoimentos de como funciona o sistema na cadeia, com muitos familiares tendo de fazer trabalhos para manter seus entes queridos vivos atrás das grades. E não, ninguém é inocente neste mundo. Cruel.

Duração: 1h15min
Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: