Thursday, March 09, 2017

"Insubstituível" (Médecin de Campagne)




"Insubstituível" (Médecin de Campagne), dirigido por Thomas Lilti, tem muito de outro longa recentemente lançado, "Bem-Vindo a Marly-Gomont", onde um médico africano tenta ser aceito numa comunidade rural na França dos anos 1970. Aqui a luta é da recém-formada em medicina Natalie (Marianne Denicourt), que foi enfermeira por 10 anos, mas enfrenta a resistência não só dos moradores de uma pequena cidade do interior francês, mas também do médico titular do posto, que a trata com mau humor e sem paciência.

O médico, Jean-Pierre Werner, é vivido por François Cluzet (do fantástico Intocáveis). Ele descobre estar com câncer, mas resiste a fazer tratamento. É quando recebe a oferta de ser ajudado por Natalie, e aí reside outra resistência de sua parte. Afinal, o médico trata dos moradores da localidade há várias décadas, e eles não estão dispostos a ser atendidos por uma novata. Werner é, como diz o título nacional, insubstituível. A obra mostra o amor pela profissão - os dois não tem hora e nenhuma indisposição para atender seus pacientes, mostrando um profissionalismo que não vemos aqui no Brasil, por exemplo.

Cluzet brilha em seu papel, onde vive um homem carrancudo e azedo, mas sempre amoroso com os seus clientes de décadas - só não dá para entender é a personagem de Marianne Denicourt, que mesmo com tudo o que vê ao seu redor, e trabalhando com um colega vítima de câncer, aparecer em cada cena sempre segurando um cigarro.

Duração: 1h42min

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: