Thursday, March 23, 2017

"Fatima"





Um filme que mostra o choque de gerações entre imigrantes. "Fatima", direção soberba de Philippe Faucon, mostra a vida dos árabes vivendo em terras francesas, e como eles tentam se adequar a costumes completamente distintos de sua terra natal.

Aqui, no caso temos a argelina Fatima (Soria Zeroual), que mora há mais de duas décadas na França. Porém, ela nunca conseguiu aprender a falar bem o francês, e não consegue escrever e ler, tornando-se quase uma pária. Mesmo assim, se vira trabalhando como doméstica, e criando duas filhas, Souad (Kenza Noah Aïche), de 15 anos, adolescente rebelde; e Nesrine (Zita Hanrot), de 18 anos, que está começando os estudos de medicina.

Fatima fala o mínimo na língua de seu país de adoção, e sofre com o preconceito das filhas, que têm vergonha dela, principalmente a mais nova. As duas jovens, além disso, não seguem as rígidas tradições árabes - não cobrem o cabelo, são expansivas, dão abertura para qualquer rapaz que chegue para falar com elas. Para desespero de Fatima.

Sem conseguir se comunicar com as filhas, seja no idioma local, seja pelo sentimento, Fatima começa a fazer anotações em árabe sobre tudo aquilo que gostaria de falar às filhas em francês. Enfim, temos aqui uma excelente obra sobre diferenças culturais, geracionais, com atuações simples e tocantes.

Duração: 1h19min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: