Thursday, March 23, 2017

"Fragmentado" (Split)



M. Night Shyamalan é cineasta que teve um início de carreira extraordinário, principalmente com os longas "O Sexto Sentido", "Corpo Fechado", "A Vila", mas ao longo dos anos veio perdendo força, principalmente com "A Dama na Água", "Fim dos Tempos", e chegando ao buraco com "O Último Mestre do Ar". Ele voltaria a ganhar um pouco de força com o quase desconhecido "A Visita". Mas agora ganha fôlego com "Fragmentado" (Split).

Na trama, temos um homem que sofre com o transtorno dissociativo de identidade (TDI), Kevin (James McAvoy, de X-Men). Um deles, Dennis sequestra três garotas, Márcia (Jessica Sula), Claire (Haley Lu Richardson) e a esquisitona Casey (Anya Taylor-Joy, de A Bruxa), as trancafiando num porão. Elas não têm a mínima ideia dos objetivos do rapaz, se é estuprá-las, matá-las ou apenas confiná-las. Aos poucos, vão tentando encontrar uma maneira de escapar, ao mesmo tempo que vão se defrontando com as várias personalidades dele.

O filme também mostra, em forma de flash-backs, a infância de Casey ao lado do pai e do tio - e aos poucos vamos entendendo porque a menina é completamente quieta, fechada em seu mundo. Mas ao mesmo tempo é a mais esperta das três, com um grande instinto de sobrevivência. Já Kevin, como o aspirante a estilista Barry, é tratado pela psicóloga Karen Fletcher (Betty Buckley), que consegue de certa forma controlar as personalidades, mas desconhecendo as partes psicopatas do paciente.

"Fragmentado" consegue ser assustador, com boas atuações, principalmente James McAvoy, que consegue impressionar com as diversas personalidades que interpreta, mostrando trejeitos e expressões diferentes. Mas Anya Taylor-Joy, que já havia ido excepcionalmente bem em A Bruxa, dá ao seu personagem um ar de uma pessoa perdida, mas que mostra força e já passou por pior do que se avizinha. Shyamalan desta vez vai bem, ainda mais por deixar de lado as suas pegadinhas finais. Mas logo após o final, há uma esperta referência a "Corpo Fechado".

Duração: 1h 57min
Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: