Thursday, March 09, 2017

"Mistério na Costa Chanel" (Ma Loute)



"Mistério na Costa Chanel" (Ma Loute), direção de Bruno Dumont, é a elegia do exagero, da caricatura - os personagens, principalmente os coadjuvantes, deste longa parecem ter sido tirados de filmes de Federico Felini. Gente estranha e esquisita. Estamos em 1910, no norte da França, em uma pequena cidade litorânea, onde moram duas famílias completamente distintas, os ricos Van Peteghems, cujo patriarca é interpretado por Fabrice Luchini, e os Bréforts, pobres pescadores.

E entre eles, dois policiais, o gorducho Alfred Machin (Didier Despres) e Malfoy (Cyril Rigaux) tentam descobrir o que está provocando o desaparecimento de muitas pessoas no vilarejo. E um dia, o jovem Ma Loute Bréfort (Brandon Lavieville) se apaixona por Billie Van Peteghem (Raph), que gosta de se vestir como um garoto e é filha de Aude Van Peteghem (Juliette Binoche), uma mulher extremamente dramática e preconceituosa com os pobres do local. Com o romance improvável dos jovens, o diretor tenta mostrar as diferenças sociais do período. E um segredo da família Bréfort, que pode explicar o sumiço dos moradores.

Todo o filme é mostrado com cenas exageradas, repletas de humor negro e caricaturais. André Van Peteghem, o personagem de Fabrice Luchini, é corcunda, e anda como um dos personagens do filme "O Sentido da Vida", do Monte Python, Aude faz caretas e bocas e se joga no chão, mas é um papel totalmente diferente daqueles que Binoche costuma interpretar - o de mulheres sofridas e depressivas.

Duração: 2h03min

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: