Thursday, March 23, 2017

"T2 Trainspotting"



Vinte e um ano depois, o diretor Danny Boyle apresenta a sequência do clássico dos anos 1990, Trainspotting, onde era mostrada a rotina de quatro amigos viciados em drogas na capital escocesa Edimburgo. Em "T2 Trainspotting", é mostrado o que aconteceu com cada um deles, agora todos quarentões. No final do primeiro filme, Renton (Ewan McGregor) enganava os demais parceiros e escapava com milhares de libras.

Pois vinte anos depois, Renton decide deixar Amsterdã e retornar à cidade natal. Agora um novo homem, com emprego e livre das drogas, ele vai encontrar os antigos camaradas ainda perdidos na vida: Sick Boy (Jonny Lee Miller) dirige um falido bar que era de sua tia, cheira quilos de cocaína, enquanto tenta dar golpes ao lado da prostituta Veronika (Anjela Nedyalkova), Spud (Ewen Bremner) continua viciado em heroína e o violento Begbie (Robert Carlyle) está na prisão, cumprindo pena de 20 anos.

Aos poucos, porém, é mostrado que a vida de Renton não está tão certinha quanto ele tentava transparecer. Logo os golpes passam a fazer parte da rotina dele, ao lado de Sick Boy e Spud, que mostra pendores de escritor, ao resgatar em anotações as lembranças da turma. Mas eles ora cooperam um com o outro, ora um tenta passar a perna no outro, ainda mais que Renton ainda é visto como um traídor pelos antigos parceiros.

O filme é quase como uma homenagem ao seu antecessor, trazendo várias referências, citações e flash-backs da obra de 1996 - que ainda está no coração de toda uma geração. O espectador que nunca viu Trainspotting vai ficar perdido. "T2 Trainspotting" mostra ainda uma Edimburgo completamente diferente, agora mais modernizada em uma parte, mas em outra decadente, com prédios abandonados, lixos por toda a outra parte, muitos imigrantes, desemprego. Não deixa de ser uma crítica social forte.

Duração: 1h57min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: