Thursday, March 02, 2017

"Estopô Balaio"



"Estopô Balaio", dirigido por Cristiano Burlan, é um documentário que mostra a realidade dos moradores do Jardim Romano, vila no extremo leste de São Paulo, e que fica às margens do Rio Tietê. Eles sofrem com frequentes enchentes em suas casas. O termo Estopô Balaio significa quando alguém está muito irritado ou estressado e solta tudo. E assim surge o grupo homônimo para mostrar as mazelas da localidade.

Os moradores mostram, no começo do filme, as enchentes de 2010, que danificaram várias casas, e levaram três meses para que as águas baixassem. O grupo Estopô Balaio passa então a dar voz a essas pessoas, através de peças, danças, músicas e poesia. O documentário, inclusive, mostra, apesar de ser o Jardim Romano uma vila de pessoas simples e vida difícil, é uma comunidade de muita riqueza cultural.

Todas as pessoas parecem se engajar nas atividades: as apresentações são feitas nas ruas e até mesmo nas sacadas das casas, onde todos têm voz e não têm vergonha de expor suas ideias e atitudes. Pessoas unidas e que sofrem com o descaso das autoridades - que não aparecem em nenhum momento. A voz aqui é do povo.

Duração: 1h18min

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: