Thursday, March 02, 2017

"Um Limite Entre Nós" (Fences)



Primeiro filme dirigido pelo ator Denzel Washington, "Um Limite Entre Nós" (Fences), é um filme baseado em peça teatral escrita em 1983 pelo dramaturgo estadunidense August Wilson, e trata das relações humanas, sonhos destruídos, racismo e conservadorismo. A história se passa nos anos 1950, e tem o próprio Denzel Washington no papel principal, o lixeiro Troy Maxson, casado com a guerreira e de certa forma submissa Rose (Viola Davis, excelente).

A trama praticamente ocorre dentro de apenas um cenário - o pátio da casa do casal, onde Troy está construindo uma cerca, daí o nome da peça. Ele é um homem amargurado, falante, que sofre por não ter conseguido se tornar um jogador de beisebol profissional, pois à época a liga não permitia a presença de negros. Ganha a vida como lixeiro e sua meta é se tornar motorista, para não precisar mais pegar com as mãos o lixo dos brancos. E assim ele tenta impedir a ascenção do filho, Cory (Jovan Adepo), que tem a chance de jogar futebol americano por sua escola. Mas se ele não pode, por que seu filho teria esse direito?

Troy acha que colocar comida na mesa para a família é o suficiente, se achando o dono da verdade, nunca escutando a mulher, Rose. Nem mesmo quando aparece dizendo estar esperando o filho de outra mulher. A expressão de Viola Davis é algo!

“Um Limite Entre Nós” tem em seu elenco, majoritariamente de atores negros, como seu ponto forte. Os diálogos também são impressionantes e mesmo com seu ritmo lento - afinal, foi gerado por meio de uma peça teatral - não nos faz tirar os olhos da tela.

Duração: 2h19min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: