Thursday, March 09, 2017

"Negação" (Denial)




Um de meus assuntos preferidos é o Holocausto, uma das maiores tragédias da humanidade e perpetrado pelos nazistas nos anos 1930 e 1940. E mesmo com todas as evidências até hoje registradas, ainda tem gente que costuma negar o ocorrido - o brasileiro mais notório foi o gaúcho S.E. Castan, que na década de 1980 escreveu o absurdo Holocausto Judeu ou Alemão? Nos Bastidores da Mentira do Século.

Pois na Inglaterra tem outro idiota, David Irving. E no final do século passado, ele decidiu processar a escritora e historiadora judia Deborah E. Lipstadt, que o chamou de mentiroso em uma de suas obras. Agora o incidente virou o filme "Negação" (Denial), dirigido por Mick Jackson, que mostrou os bastidores desta luta jurídica. O longa é baseado no livro “History on Trial: My Day in Court With a Holocaust Denier”, publicado em 2015.

Deborah é uma das mais respeitadas estudiosas do Holocausto, mas teve de ir para os tribunais, por causa de David Irving, que lhe processou. Sua personagem acaba ficando em segundo plano na trama, dando mais ênfase no advogado Richard Rampton (Tom Wilkinson), que simplesmente destruiu Irving (Timothy Spall) durante o julgamento. As discussões e argumentações mostradas durante o filme são fortes, mas ficamos imaginando o por que de se discutir e levar a sério pessoas como Irving, que não tem nenhuma estrutura histórica para contestar fatos provados e documentados. Um de seus argumentos é: "mostre-me onde Hitler escreveu que queria a morte dos judeus", como se não bastassem seus discursos. É um filme para se pensar.

Duração: 1h51min

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: