Thursday, March 09, 2017

"A Jovem Rainha" (The Girl King)




"A Jovem Rainha" (The Girl King), direção de Mika Kaurismäki, é um drama de época, um pouco arrastado, mas uma aula de história. Nele, temos a vida da rainha da Suécia no Século XVII, Cristina I (Malin Buska). Ela influenciou religiosamente e culturalmente o seu país, e morreu virgem, com 60 e poucos anos, apesar de ter tido um romance homossexual com a condessa Ebba Sparre (Sarah Gadon).

A rainha Cristina I era a única filha legítima do rei Gustavo Adolfo. Foi criada recebendo aulas de esgrima e leitura dos grandes clássicos da literatura universal, e sucedeu o pai com apenas seis anos de idade, sendo coroada quando completou 18 anos. O filme apresenta uma recriação excepcional da história, mostrando o direcionamento religioso da Suécia e a amizade da rainha com pensadores, como o francês René Descartes. Tendo como protagonisty a atriz sueca Malin Buska e com atuações ótimas da bela sSrah Gadon e de Michael Nyqvist, o filme dá uma boa aula de história.

Devido a sua educação singular, Cristina difere do pensamento de autoridades de seu reino, como o chanceler Axel Oxenstierna (Michael Nyqvist). Uma de suas lutas era tentar acabar com a Guerra dos 30 anos e desenvolver a cultura na Suécia. Ela também se meteu em confusões ao se apaixonar pela condessa Ebba Sparre (Sarah Gadon). E o envolvimento delas não tem nada de apelativo, com cenas bonitas. Enfim, "A Jovem Rainha" tem um elenco de destaque e um clima épico, apresentando um bom filme, mesmo que com um ritmo lento demais.

Duração: 1h46min

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: