Thursday, March 16, 2017

"Jonas e o Circo Sem Lona"



O documentário "Jonas e o Circo Sem Lona", dirigido pela estreante Paula Gomes mostra o dia a dia de Jonas, um artista-mirim que sonha em manter vivo o circo que ele mesmo criou no quintal de sua casa, na periferia de Salvador. O garoto reúne amigos e vizinhos para o cast do circo, mas sofre por não se aplicar aos estudos e pela incompreensão da mãe.

O filme levou dois anos para ser finalizado, e foi gerado através de uma pesquisa da diretora, iniciado em 2006. Paula Gomes procurava por circos itinerantes pelo interior da Bahia quando conheceu a família de Jonas, formada por artistas tradicionais de circo. O garoto teve a ideia de criar o seu próprio circo, utilizando materiais que restaram do circo que seus familiares haviam deixado para trás.

"Jonas e o Circo Sem Lona" também discute a educação no Brasil através dos problemas de Jonas. Ele não tem nenhum incentivo da escola e dos professores, e quer abandonar os estudos para se se dedicar totalmente à vida circense - ele chega a arranjar emprego em um circo. O dono é entusiasta de Jonas, mas a mãe do garoto quer que ele siga os estudos para ter um futuro melhor. Um belo retrato do Brasil antigo e presente.


Duração: 1h22min

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: