Thursday, March 02, 2017

"Minha Vida de Abobrinha" (Ma Vie de Courgette)



"Minha Vida de Abobrinha" (Ma Vie de Courgette), direção de Claude Barras, é uma animação toda feita em stop-motion de massa de modelar, com um resultado impressionante. Baseado em livro homônimo de Gilles Paris, é um filme delicado, doce, e cheio de esperança. Na trama, o pequeno Icare, mas que prefere ser chamado de Abobrinha, vivendo com a mãe, alcoolatra e completamente negligente em relação a ele. Um dia, ela acaba morrendo e talvez Icare tenha certa culpa no incidente e isso lhe corrói intensamente.

Sem familiares próximos, Abobrinha acaba sendo levado para um orfanato, onde vai passar a conviver com a mais variada gama de crianças - elas são filhos de imigrantes africanos, de pacientes psiquiátricos ou de casais dependentes de drogas. Um deles decide praticar bullying com Abobrinha, mas aos poucos vai simpatizando com ele e os dois se tornam quase inseparáveis. Mas Icare começa a ter esperança na vida quando conhece outra orfã, Camille, por quem se apaixona.

Cheio de mensagens humanistas em seu pouco mais de 60 minutos, "Minha Vida de Abobrinha" é muito realista e rico de detalhes. O otimismo também está presente, na figura do policial que se afeiçoa por Abobrinha. Simples e lindo.

Duração: 1h06min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: