Thursday, March 02, 2017

"Lion - Uma Jornada Para Casa" (Lion)



O tocante filme é baseado em uma história real, mostrada no livro “A Long Way Home”, de Saroo Brierley. "Lion - Uma Jornada Para Casa" (Lion), dirigido por Garth Davis, é mostrado em dois atos. O primeiro, transcorrido em 1986, mostra a vida do pequeno Saroo (Sunny Pawar), que com o irmão mais velho, Guddu (Abhishek Bharate), trabalhava juntando material reciclável para tentar ajudar a sustentar a casa. Ele morava num vilarejo para lá de miserável numa mais miserável Índia. No segundo acompanhamos Saroo (agora Dev Patel, de Quem Quer Ser Um Milionário) com 30 anos, na Austrália, com sua família adotiva, mas tentando resgatar o seu passado.

Saroo acaba se perdendo quando um dia, ao insistir acompanhar o irmão Guddu, que vai trabalhar à noite, acaba dormindo em um trem, e vai parar em Calcutá, a mais de 130 km longe de sua casa. Lá, sem falar uma palavra local, acaba sobrevivendo por sua esperteza - consegue escapar de pessoas que tentam pegar as crianças para transformá-las em escravas. E vai parar num orfanato, onde acabará sendo adotado por um casal de australianos - interpretados por Nicole Kidman e David Wenham – e também ganhará um novo irmão, Mantosh, um outro garoto indiano também adotado.

Já adulto e completamente adaptado a sua vida na Austrália, Saroo ainda sofre por não saber o que ocorreu com a sua família. Acompanhamos sua vida universitária e o namoro com Lucy, interpretada por Rooney Mara. E que o ajudaria na procura a seus familiares de sangue. Na realidade, foram duas namoradas que ajudaram o real Saroo na busca.

Um dos grandes méritos de "Lion - Uma Jornada Para Casa", é não ser apelativo, não forçar o choro fácil, nem mesmo quando um Saroo já adulto consegue encontrar, após quase três décadas, a sua mãe e irmã no longínquo vilarejo indiano, através do Google Maps.

As atuações de Nicole Kidman e Dev Patel são primorosas. Mas quem ganha o filme é o pequeno estreante Sunny Pawar, entregando um personagem interessante, com muito carisma.

Duração: 1h58min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

1 comment:

Unknown said...

O que leva ao ápice das escolhas questionáveis do longa: o lugar-comum da solução deus ex machina para a busca do personagem principal. É interessante ver um filme que está baseado em fatos reais, acho que os filmes baseados em fatos reais são as melhores historias, porque não necessita da ficção para fazer uma boa produção. Também gostei muito de Dunkirk, não conhecia a história e realmente gostei. Parece surpreendente que esta história tenha sido real, considero que outro fator que fez deste um grande filme foi a atuação do ator Tom Hardy, seu talento é impressionante.