Thursday, March 30, 2017

"O Ornitólogo"




"O Ornitólogo", direção de João Pedro Rodrigues, é um filme com um pouco dos pés na religiosidade. Vemos a peregrinação do ornitólogo Fernando (Paul Hamy), que está viajando pelo curso de um rio em Portugal pesquisando cegonhas pretas raras. Ele viaja em um caiaque e um dia sofre um acidente, sendo resgatado por duas garotas chinesas que estão fazendo o trajeto de Santiago de Compostela.

Então, o filme se encaminha para algo de terror, com Fernando sendo amarrado pelas duas e sofrendo um certo tipo de tortura. Ao conseguir escapar, o ornitólogo se embrenha mais e mais na mata, onde irá passar por experiências estranhas. Em uma noite ele dá de cara com uma tribo de caretos que fala mirandês e que estão realizando um tipo de ritual. Seguindo seu caminho, Fernando encontra um pastor chamado de Jesus, que cuida de algumas cabras na beira do rio. Os dois acabam se envolvendo romanticamente, mas culminando num final trágico.

E neste ponto do filme, o espectador se pergunta o que está ocorrendo na tela, depois de tanta viagem beirando o alucinógenio, na história. Que parece interminável, apesar da fotografia, que mostra uma paisagem excepcional. Mas a trama é meio sem pé nem cabeça. Ah, mas vou dizer que gostei pois é um filme-cabeça. Não, o filme é ruim e não diz a que veio.

Duração: 1h57min

Cotação: ruim
Chico Izidro

No comments: