quinta-feira, novembro 09, 2017

“Um perfil para dois” (Un profil pour deux)



Nessa comédia romântica coproduzida por Áustria, França, Bélgica e Alemanha, dirigido e roteirizado por Stéphane Robelin (“E se Vivêssemos Todos Juntos?”), seguimos os passos de Pierre Stein (Pierre Richard, ator vencedor de um César honorário em 2006) , um senhor de 80 anos, que vive recluso em seu apartamento após ficar viúvo. Para motivá-lo, sua filha Sylvie (Stéphane Bissot) contrata Alex (Yaniss Lespert, conhecido na França pela série televisiva “Fais pas ci, fais pas ça”), para lhe dar aulas de informática. O problema é que o jovem é namorado de sua neta, Juliette (Stéphanie Crayencour, de “O Amor de Astrée e Céladon”), cujo ex-namorado se mudou para a China, mas ainda é o preferido de Pierre.

Ao entrar no mundo da informática, Pierre entra em um um site de relacionamentos, e usa a foto de Alex, para ir em seu lugar nos encontros. Em troca de dinheiro, o rapaz aceita, já que vive na pindaíba. Então, Pierre começa a se comunicar com a bela belga Flora (Fanny Valette), e decide marcar um encontro. Mas só há uma problema: a foto que usou no perfil é de Alex, e não dele.

As situações por que passam Pierre e Alex não são novidades no mundo das comédias românticas. É um jogo de erros e de enganações, com a dupla tendo de se esquivar das desconfianças de Sylvie e Juliette, e agradar a Flora. O filme até pega inspiração em "Cyrano de Bergerac", obra de Edmond Rostand. Afinal, Alex encarna os conhecimentos de Pierre, que o auxilia em seus encontros com a garota belga.

“Um perfil para dois” é um longa que não traz novidades, mas é apresentado de modo tão divertido, que acaba envolvendo - o diretor Stéphane Robelin acertou com boas piadas. E ainda ganha força pela atuação do veterano Pierre Richard. Além do que põe em cena a bela Fanny Valette (Vertigem, Little Jerusalem e Moliére).

Duração: 1h41min

Cotação: bom
Chico Izidro

Nenhum comentário: