Foto: Divulgação Ecocinema
O Festival de Cinema de Gramado deste ano inclui mostras paralelas voltadas à comunidade, através de apresentações nas escolas da rede municipal da cidade. A Mostra Infantil Petrobrás, chega aos bairros de Gramado pelo Ecocinema, plataforma móvel e sustentável, que através de uma lona inflável vai permitir sete sessões de animações nacionais com temáticas relacionadas à sustentabilidade e meio ambiente. O Cinema nos Bairros vai até o dia 16 de agosto, em dois horários, manhã e tarde.
As escolas Mosés Bezzi, Nossa Senhora de Fátima, Henrique Bertoluci Sobrinho, Maximiliano Hahn, Senador Salgado Filho e Presidente Vargas recebem os títulos “A Baleia Mágica”, “Perlimps”, “O Dia da Inauguração do Mundo”, “O Micronauta”, “Geração Alpha”, “O Tubarão Martelo”, “Os Habitantes do Fundo do Mar e “Auts e Stella”.
As sessões para os alunos ocorrem em dois horários, às 9h30min e 14h30min, e são abertas a todos os moradores de Gramado.
A mostra é realizada em parceria com o Ecocinema, uma produtora de filmes especializada em retratar histórias que geram consciência e mudanças positivas na sociedade. A iniciativa leva cinema a espaços públicos, democratizando o acesso à sétima arte em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Anualmente, o Ecocinema realiza atividades em diferentes partes da América Latina e da Espanha, totalizando milhares de oficinas educativas e exibições por ano, atingindo diretamente quase dois milhões de pessoas anualmente.
Em Gramado, serão utilizadas unidades móveis que possuem sistema de energia solar fotovoltaica para a projeção dos filmes. Chamadas de naves solares, são um exemplo prático da utilização de energias renováveis, popularizando o seu conhecimento junto de toda a população. As animações foram realizadas com financiamento do Programa Petrobras Cultural.
Fonte: Ancila Ferreira