Imagem: Kolbe Arte Produções
A ANIMAÇÃO “MAXIMILIANO KOLBE E EU” (Max and Me) é dirigida por Pablo Jose Barroso e escrita por Bruce Morris ("Pocahontas" e "Hércules". O filme conta a história do santo polonês Maximiliano Maria Kolbe (1894/1941), padre polonês que morreu no campo de concentração/extermínio de Auschwitz durante a II Guerra Mundial.
A trama mostra um sobrevivente do Holocausto, o idoso e solitário Gunter, que recebe a missão de ser mentor do adolescente órfão D.J. Ele passa a contar ao garoto toda a história de Kolbe, desde a sua infância pobre no interior na Polônia, na cidade de Zduńska Wola, seus estudos no Vaticano e sua pregação quase fanática dos ensinamentos católicos. Kolbe era franciscano e chegou a editar a revista “Cavaleiro da Imaculada”, que tinha tiragem de 60 mil exemplares.
O franciscano morreu como mártir no campo de extermínio de Auschwitz, voluntário para morrer de fome no lugar de outro prisioneiro, Franciszek Gajowniczek, como castigo pela fuga de um outro cativo.
A história é triste, pesada, porém o filme naufraga terrivelmente. A animação é muito ruim, beirando o amadorismo. Além do que é uma flagrante propaganda da igreja católica, com direito ao protagonista tendo visões de santos e de anjos – o final é de uma pieguice inimaginável, com Kolbe sendo levado aos céus por anjos e recebido de braços abertos por Jesus Cristo, sentado em um trono. Apelação pura e simples.
Cotação: ruim
Duração: 2h04
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=G6kXZsH4-Yk