sexta-feira, maio 03, 2024

A NATUREZA DO AMOR (Simple Comme Sylvain)

Imovision
“A Natureza do Amor” (Simple Comme Sylvain), direção de Monia Chokri, apresenta Sophie (Magalie Lépine Blondeau), uma professora de filosofia universitária de 40 anos, que mantém um relacionamento longo, estável e acomodado com Xavier (Francis-William Rhéaume). O filme se passa no Canadá, na parte de colonização francesa.
Em sala de aula, Sophie ensina sobre a teoria do amor baseada na obra “Retórica de Aristóteles” e outros filósofos para pessoas da terceira idade. Enquanto isso, adquire uma casa de campo junto com Xavier. E é aí que a sua vida vai mudar.
O casal contrata o marceneiro Sylvain (Pierre-Yves Cardinal), que vai cuidar dos últimos reparos da nova moradia deles. Porém, Sophie acaba se encantando com o jeito simples e quase rude do trintão, se apaixonando perdidamente. Os dois iniciam um relacionamento secreto, mas que aos poucos vai ficando mais forte.
Em determinado momento, Sophie decide largar tudo e assumir o namoro com Sylvain. Porém, apesar do amor verdadeiro que surge entre eles, nem tudo são flores. Enquanto eles mantiveram o caso extraconjugal, o mundo entre os amantes não entrou em conflito. No entanto, quando finalmente juntos, a vida deles é totalmente antagônica, e tudo começa a colapsar. O rapaz se mostra extremamente ciumento e possessivo, além do que fica gritante também a diferença cultural entre ambos.
Monia Chokri apresenta um roteiro bem amarrado, apresentando uma história de romance mais focada na realidade, sem muitos clichês. O roteiro ainda brinca com as aulas de Sophie, detalhando as várias fases que Sophie vive, pela visão filosófica de Platão, Schopenhauer, entre outros teóricos que falam do amor.
A questão dos opostos se atraem também é bem conduzida, mostrando ainda uma excelente química entre Sophie e Sylvain, personagens completamente opostos. Enquanto Sophie é uma pessoa intelectualmente sofisticada, Sylvain é um homem simples, que não consegue nem falar corretamente.
A trilha sonora é marcada ainda pelo clássico atemporal do Scorpions, “Still Loving You” (1984), do disco “Love at First Sting”, de extrema importância para Sophie.
Cotação: bom
Duração: 1h50min
Chico Izidro
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=-Jer0VrZKHM

quarta-feira, maio 01, 2024

“CONDUZINDO MADELEINE”

Foto: California Filmes
“Conduzindo Madeleine”, direção de Christian Carion, é um dos filmes mais emocionantes dos últimos tempos. Quando vi o título, pensei que seria algo no estilo “Conduzindo Miss Daisy”, de 1989, mas ainda bem que estava errado.
A trama se passa na linda Paris, cidade dos meus sonhos, e foca em Madeleine, de 92 anos, interpretada por Line Renaud, e o taxista Charles, vivido por Dany Boon. Ela vivia em sua casa, sozinha, até que as autoridades decidem que ela tem de ir para uma casa de repousos, pois não tem mais condições de se virar sem cuidados.
Então ela chama um táxi para levá-la à instituição de repouso onde irá morar, e aparece o estressado e desiludido Charles. Em suas últimas horas de liberdade, Madeleine quer passear por Paris, e ver os locais que marcaram a sua vida.
E durante o passado, a espirituosa Madeleine vai atraindo a atenção do fechado motorista, e revelando seu passado, de alegrias e tristezas. Como o filho que teve com um soldado americano tão logo acabou a II Guerra Mundial, o casamento com um homem abusivo, a prisão. A viagem de táxi irá aproximar os dois e marcar a vida de Charles para sempre.
Carion conta que quando leu o roteiro assinado por Cyril Gely caiu em lágrimas. “Todos nós enfrentamos esta questão um dia: o que acontecerá com nossos pais quando eles envelhecerem? A história de Madeleine saindo da sua casa para ir morar em uma instituição de repouso representa várias coisas para mim. Desde o início eu sabia que o filme foi escrito para Line Renaud”, lembrou.
Renaud definiu Madeleine como a personagem mais bonita que já interpretou. “Ela também é aquela que mais se parece comigo. Eu tenho a mesma idade de Madeleine, mas isso nem é tudo que temos em comum. Como ela, eu passei por algumas coisas difíceis na minha vida. Eu cresci perto de mulheres como ela na minha família. Madeleine é minha mãe, minha avó e até minha bisavó. Eu as vejo na história da minha personagem”, afirmou.
“Conduzindo Madeleine” é um filme extremamente cativante, emocionante. Bem, quando ele se aproximava de seu término, caí em um choro descontrolado. E tem ainda Paris, com suas belas ruas e prédios. A trama percorre várias décadas e mostra como houve evolução: a personagem de Madeleine não tinha voz nos anos 1950, ficando a mercê de um marido abusivo e não podia nem reclamar, pois a esposa era propriedade do homem. Sem mais...
Cotação: ótimo
Duração: 1h31min
Chico Izidro
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=Y4gLbrPe5iw

“VERISSIMO”

O sempre discreto e reservado escritor Luis Fernando Verissimo resolveu abrir as portas de sua casa, e durante 15 dias enquanto se aproximava de seu 80º aniversário, em 2016, deixou-se filmar. O resultado é o cativante documentário “Verissimo”, direção de Angelo Defanti. O filme começa de forma quase lenta, por vezes com o som quase inaudível e desinteressante. Mas aos poucos o dia a dia de Verissimo e sua família vai conquistando o espectador. Para quem acha que a vida de um famoso é glamour e reconhecimento público pode se decepcionar. O escritor é tão gente como a gente, que até achamos estranho. Ele anda pelas ruas, a escola dos netos, e não fosse um ou outro fã, quase passa imperceptível.
O universo de Verissimo não é novidade para Defanti que, em 2022, lançou a ficção” O Clube Dos Anjos”, baseado no livro homônimo do escritor, além dos curtas “Feijoada Completa” (2012) e “Maridos, Amantes e Pisantes” (2008), ambos a partir de contos do gaúcho.
As filmagens não pegaram apenas o octagenário, mas também o cotidiano de toda a família, com a presença constante da esposa Lucia e da netinha, e de sua paixão pelo Inter – detalhe, o documentário ocorre no ano do rebaixamento do clube à Série B.
Defanti lembra que toda a família acaba participando do filme. “Durante o mês das filmagens, fui rigorosamente todos os dias na casa. Para manter essa constância, compreendi logo que seria importante criar variações nos horários e nas atividades que registrava. Os 90 minutos do filme são fruto de análise de quase 100 horas totais de material. A proposta inicial era ter os últimos 15 dias de 79 anos de um homem e os primeiros 15 de 80”, contou.
“Na montagem, vimos que o dia do aniversário em si era o inevitável clímax da história, guardadas as devidas proporções que um sujeito pacato consegue viver de clímax”, explica Defanti.
O cineasta conta ainda que tentou se manter o mais discreto possível na casa dos Verissimos nas duas semanas, com uma equipe pequena composta por ele mesmo, e, eventualmente, uma outra pessoa. “Demorou muito pouco até a câmera e eu deixarmos de ser novidade e virarmos parte da paisagem da casa, como um abajur ou uma cor de parede. Estar no café da manhã um dia e no jantar no outro concedeu variação ao material, mas também baixou as guardas da família. Quando eu estava presente ou ausente, era mais ou menos a mesma coisa. Ainda que a relação tenha sido amistosa o tempo inteiro, tenho certeza que ficaram aliviados quando aquele mês chegou ao fim”, esclareceu.
Defanti completa, afirmando que o documentário mostra um lado de Verissimo pouco conhecido, mesmo para quem é fã de sua obra. O escritor é tímido, enquanto sua mulher, Lucia, é mais extrovertida. “O Verissimo encabulado de uma entrevista sendo tão ou mais retraído na vida eleva a observação do público a um outro patamar. Pois, se ele tem a obra irreverente da forma como todos conhecem e seus modos discrepam tanto dela, é natural buscar entrever a riqueza interior que certamente ocorre em sua mente. A persona pública e a persona íntima podem incrementar a visão sobre o autor e sua criatividade”, completou.
Cotação: Bom
Duração: 1h30min
Chico Izidro
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=TiQG5JQWDAY