sexta-feira, maio 03, 2024

A NATUREZA DO AMOR (Simple Comme Sylvain)

Imovision
“A Natureza do Amor” (Simple Comme Sylvain), direção de Monia Chokri, apresenta Sophie (Magalie Lépine Blondeau), uma professora de filosofia universitária de 40 anos, que mantém um relacionamento longo, estável e acomodado com Xavier (Francis-William Rhéaume). O filme se passa no Canadá, na parte de colonização francesa.
Em sala de aula, Sophie ensina sobre a teoria do amor baseada na obra “Retórica de Aristóteles” e outros filósofos para pessoas da terceira idade. Enquanto isso, adquire uma casa de campo junto com Xavier. E é aí que a sua vida vai mudar.
O casal contrata o marceneiro Sylvain (Pierre-Yves Cardinal), que vai cuidar dos últimos reparos da nova moradia deles. Porém, Sophie acaba se encantando com o jeito simples e quase rude do trintão, se apaixonando perdidamente. Os dois iniciam um relacionamento secreto, mas que aos poucos vai ficando mais forte.
Em determinado momento, Sophie decide largar tudo e assumir o namoro com Sylvain. Porém, apesar do amor verdadeiro que surge entre eles, nem tudo são flores. Enquanto eles mantiveram o caso extraconjugal, o mundo entre os amantes não entrou em conflito. No entanto, quando finalmente juntos, a vida deles é totalmente antagônica, e tudo começa a colapsar. O rapaz se mostra extremamente ciumento e possessivo, além do que fica gritante também a diferença cultural entre ambos.
Monia Chokri apresenta um roteiro bem amarrado, apresentando uma história de romance mais focada na realidade, sem muitos clichês. O roteiro ainda brinca com as aulas de Sophie, detalhando as várias fases que Sophie vive, pela visão filosófica de Platão, Schopenhauer, entre outros teóricos que falam do amor.
A questão dos opostos se atraem também é bem conduzida, mostrando ainda uma excelente química entre Sophie e Sylvain, personagens completamente opostos. Enquanto Sophie é uma pessoa intelectualmente sofisticada, Sylvain é um homem simples, que não consegue nem falar corretamente.
A trilha sonora é marcada ainda pelo clássico atemporal do Scorpions, “Still Loving You” (1984), do disco “Love at First Sting”, de extrema importância para Sophie.
Cotação: bom
Duração: 1h50min
Chico Izidro
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=-Jer0VrZKHM

Nenhum comentário:

“QUEER”

Foto: Paris Filmes “QUEER”, dirigido por Luca Guadagnino a partir de um roteiro de Justin Kuritzkes, é baseado em romance homônimo de 1985...