quinta-feira, agosto 15, 2024

“O AUGE DO HUMANO 3”

Foto: Retrato Filmes
“O AUGE DO HUMANO 3”, do diretor argentino Eduardo Williams, é o primeiro a ser lançado pela Retrato Filmes, distribuidora brasileira recém chegada no mercado, com foco em produções independentes sobre temas variados e com impacto social e artístico. A obra é vencedora do Prémio Da Crítica Boccalino D’Oro no 76º Festival de Locarno.
"O Auge do Humano 3" nasce da ideia do diretor de fazer um filme ambicioso que tivesse tanto de documentário como de ficção, onde o surreal e o documental se encontrassem em uma mesma cena, e dá sequência a um projeto iniciado em 2016, com O Auge do Humano, que ganhou dois prêmios em Locarno naquele ano: melhor filme, e menção especial entre os cineastas estreantes.
O novo longa tem coprodução da brasileira Estúdio Giz e foi filmado em três países: Peru, Sri Lanka e Taiwan, sob uma atmosfera de estranha sensação de apocalipse, unificando os diferentes territórios do filme. Suas falas são estranhas, mas postas em um contexto de normalidade, e ditas de uma forma corriqueira, causando questionamentos se provêm de um delírio poético ficcional ou se são fruto da imaginação dos próprios atores não-profissionais.
“Meu objetivo era fazer um filme que não fosse apenas reflexo das minhas ideias, mas do que acontece quando elas são apropriadas por pessoas diferentes e refletidas em espaços que eu não conhecia na época em que as escrevi”, conta Williams, que também assina o roteiro.
O filme mostra três grupos de amigos à deriva pelos seus próprios contextos e, gradualmente, começam a partilhar os espaços e os sonhos uns dos outros, culminando numa marcha coletiva.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=XmRSS5KaCIU

Nenhum comentário: