quinta-feira, fevereiro 21, 2019

"Vice" (Vice)




Trabalho posterior do diretor Adam McKay, de "A Grande Aposta", "Vice" é uma obra que trata da biografia de uma figura pouco popular da história recente norte-americana, Dick Cheney, vice-presidente do governo George W. Bush (2001-2009). O político é interpretado soberbamente por Christian Bale, que viveu mais uma metamorfose, no caso engordando vários quilos, para interpretar o cara, ainda vivo, com 78 anos.

"Vice" mostra a trajetória de Cheney desde o final da adolescência, em Nebraska, quando ainda não havia tomado jeito na vida, vivendo de brigas, bebedeiras e prisões. Até que toma uma dura da namorada, Lynne Cheney, vivida pela linda e talentosa Amy Adams, também se sobressaindo no papel, desta vez da esposa que espera uma atitude do parceiro - se uma mulher não pode despontar politicamente, que o marido o faça. Afinal, estamos nos anos 1960.

Depois, o filme dá um salto, e já mostra Cheney nos bastidores do poder em Washington nos anos 1970, e aos poucos vai mostrando a ascenção de um homem medíocre, desde Chefe de Gabinete da Casa Branca na década de 1970, e Secretário de Defesa dos EUA – 1989 a 1993, até chegar ao posto de segundo homem mais poderoso do mundo nos anos 2000. O filme não é complacente com o biografado, e mostra como Cheney esteve por trás e articulou a Guerra do Iraque, em retaliação aos atentados de 11 de setembro de 2001. Cheney é um político extremo e duro, e que não tem medo de ser impopular.

O elenco está afiadíssimo. Bale está irreconhecível atrás de tanta maquiagem, mas se apresenta soberbo, assim como Amy Adams, excepcional, Sam Rockwell como George W. Bush e Steve Carell na pele do mentor Donald Rumsfield. A sintonia de todos se destaca na tela.

Duração: 2h13
Cotação: ótimo

Chico Izidro

Nenhum comentário: