sábado, junho 20, 2009

OS FALSÁRIOS



Os Falsários, de Stefan Ruzowitzky, ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro em 2007. Mas só agora aporta no Brasil. E a história até passa - indiretamente - por Porto Alegre. Durante a 2ª Guerra Mundial, o falsificador judeu Salomon "Sally" Sorowitsch (Karl Markovics, ótimo) é enviado a um campo de concentração, onde obrigado pelos nazistas, vai comandar um grupo de artistas e falsários como ele a fabricar libras esterlinas e depois dólares. O objetivo alemão é colocar o dinheiro falso no mercado e detonar a economia dos aliados, que estavam ganhando a guerra.
Os judeus sabem que estão numa berlinda: ou obedecem e ajudam aos seus algozes e vão sobrevivendo, mesmo que sabendo que se estes vencessem a guerra, eles seriam executados, ou se negam e são eliminados instantaneamente.
Ah, o que Porto Alegre tem a ver com isso? Sally, após a Guerra, veio para a América do Sul, e depois de um período na Argentina, instalou-se em Porto Alegre, onde viria a falecer nos anos 1970.

Nenhum comentário:

“QUEER”

Foto: Paris Filmes “QUEER”, dirigido por Luca Guadagnino a partir de um roteiro de Justin Kuritzkes, é baseado em romance homônimo de 1985...